terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Datas

16 de Janeiro de 1970
“Uma das maiores cheias do século!” Ocorrência de cheias no rio Tejo que inundaram o Ribatejo, isolando povoações e lançando no desemprego trabalhadores agrícolas e pescadores.

29 de Setembro de 1990
As zonas de maior risco, em Portugal, situam-se nas bacias hidrográficas dos rios Minho, Lima, Cavado, Ave, Douro, Vouga, Mondego, Tejo, Sado, Mira e Guadiana.

19 de Agosto de 2000
“Bacia do Mondego em perigo!” O sindicato considera que se as minas com águas ácidas não forem tratadas poder-se-á assistir à contaminação radioactiva do rio Mondego e de todos os lençóis e cursos de água no distrito de Viseu, especialmente nos concelhos de Nelas e Mangualde.

16 de Dezembro de 2000
“Barragem ameaça casas...!” Ocorrência de uma avaria no sistema de controlo das comportas da barragem de Fagilde, perto de Viseu, com risco de ruptura, ameaçando assim as localidades de Fontanheiras, em Nelas, e São Gemil, em Tondela, bem como as casas nas margens do rio Dão.

4 de Março de 2001
Queda da ponte Entre-os-Rios devido à exploração de inertes, da qual resultaram 59 vítimas.

18 de Fevereiro de 2008
Por volta das nove da manhã, Setúbal conheceu uma das maiores tempestades dos últimos anos. Automóveis submersos, avenidas desaparecidas e escolas encerradas, era este o cenário visível ao fim da tarde na Praça do Bocage, Largo de Jesus e Avenidas 22 de Dezembro e 5 de Outubro.

Adaptado de http://www.meteopt.com/forum/eventos-historicos-efemerides/cronologia-meteorologica-de-portugal-seculo-xx-1894.html



4 comentários:

Anónimo disse...

Ora, ainda há quem diga que neste país nada acontece...
A.S.

Anónimo disse...

Relembro aos grupos que ainda não informaram, qual o nome que querem para o seu avatar, que o devem fazer o mais rapidamente possível no espaço para “comments” da tarefa 3. Caso prefiram criá-los, por favor informem na mesma.
Se entretanto já o fizeram, ignorem este post.
Obrigado

marciorrsantos@gmail.com disse...

Tondela??? Aqui tão pertinho e eu nem soube de nada! Obrigado pelas notícias fresquinhas.

Anónimo disse...

Esta notícia "Barragem ameaça casas...!” fez-me pensar! As barragens não trazem só benefícios, pois regularizam o caudal dos rios, também trazem desvantgens! Têm que ter uma manutenção controlada e regular. Se calhar não foi isso que aconteceu na barragem de Fagilde...
Sandra Garcia